IBFAN Brasil

DIA MUNDIAL DE PROTEÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO

CÓDIGO INTERNACIONAL: 40 ANOS PROTEGENDO O ALEITAMENTO MATERNO


Confira alguns eventos realizados dia 21 de maio de 2021 em comemoração aos 40 anos do Código Internacional de Substitutos do Leite Materno.

 
OUTROS LINKS:
IBFAN-GIFA (Suíça)
Global Breastfeeding Collective
 

40 Anos do Código (Por IBFAN)Confira também a versão em inglês

 

El Código desde sus orígenes y por qué fue necesario que naciera la Red IBFAN (Por IBFAN)

 


Comemoração aos 40 anos do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno (OPAS, Unicef, IBFAN, Idec, Anvisa e Fiocruz)

 

Celebração do 40º aniversário da adoção do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno (o Código) pela 34ª Assembleia Mundial da Saúde (Unicef, WHO, Collective). INGLÊS (original)PORTUGUÊSESPANHOL

 

Playlist

 


 
AMAMENTAR – UM DIREITO A SER DEFENDIDO
AO CELEBRARMOS 40 ANOS DO CÓDIGO INTERNACIONAL, A IBFAN PROPÕE A CRIAÇÃO DO DIA MUNDIAL DE PROTEÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO – 21 DE MAIO
Publicado em 14 de abril de 2021
 
Amamentar é o melhor começo para a vida e para garantir este direito há mais de 40 anos organizações não governamentais e a comunidade cientifica se uniram para a criação de um código de comercialização contendo um conjunto de normas como forma de regulamentar as práticas de comercialização das indústrias dos substitutos do leite materno.
 
Mas não só as indústrias estão sujeitas as estas regras, também os profissionais de saúde e governos.
 
O objetivo principal do Código Internacional é contribuir para o fornecimento de nutrição segura e adequada aos lactentes, por meio da proteção e promoção do aleitamento materno e assegurando o uso apropriado de seus substitutos, quando estes forem necessários, com base em informações adequadas e por meio de comercialização e de distribuição apropriadas. Ou seja, há regras para as atividades de promoção comercial, rotulagem dos produtos, relação com os profissionais de saúde e suas associações.Os produtos abarcados pelo Código Internacional são as fórmulas infantis, os leites, alimentos e bebidas a base de leite ou não, cereais, bicos, chupetas e mamadeiras. Em 1981 – incluía apenas fórmulas ou produtos usados até 1 ano de vida. Mas, o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno em 2021 inclui 40 anos de denúncias e registros pela comunidade cientifica e sociedade civil organizada sobre as graves consequências do marketing das indústrias de alimentos infantis e suas estratégias inovadoras tanto quanto a produtos industrializados como quanto a práticas de marketing que vão hoje muito além de mercados e farmácias, chegando direto a todos via internet e redes sociais. Hoje o Código Internacional cobre fórmulas até 36 meses, além dos produtos acima.
 
A história de criação do Código Internacional remete a 1939, quando a pediatra Cicely Willians denunciou as mortes de crianças desnutridas, declarando que a propaganda enganosa sobre alimentação infantil era responsável por essas mortes. Nos anos subsequentes diversos médicos trabalhando em países pobres da Ásia e África corroboram tais denúncias. Pesquisadores documentam tais mortes devidas ao desmame precoce em muitos países, mas é em 1974 que a organização não-governamental, War on Want, publica The Baby Killer – relatório de Mike Muller que revela com fotos e documentos os métodos promocionais dos fabricantes de fórmulas infantis, especialmente na África.
 
A partir desse ano já se observa nas Assembleias Mundiais de Saúde a preocupação de Ministros com a necessidade de que as autoridades sanitárias interfiram regulamentando a publicidade de práticas de comercio de produtos que competem com práticas saudáveis como a amamentação. E em paralelo, nos Estados Unidos, algumas ONG de defesa do consumidor propõem ações jurídicas e no parlamento americano para coibir tais práticas; nasce aí uma proposta de boicote a Nestle – a maior produtora de alimentos para crianças do mundo. Em 1979 a OMS e o UNICEF organizaram uma reunião internacional sobre Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância. Pela primeira vez estiveram lado a lado os representantes de governos, cientistas, profissionais de saúde, representantes das indústrias de alimentos infantis e organizações de defesa do consumidor. Nessa reunião há o reconhecimento da necessidade de um Código que controlasse as práticas inadequadas de comercialização de alimentos infantis, e este passa a ser elaborado.
 
1981 – Após trabalho intenso dessas organizações e técnicos o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno foi aprovado pela Assembleia Mundial da Saúde em 21 de maio de 1981, como “recomendação”, para que os governos o traduzissem e aplicassem segundo as características próprias da legislação de cada país.Após 1981, a cada 2 anos a Assembleia Mundial da Saúde (AMS) recebe de cada país um informe sobre a implementação do Código Internacional; isto tem permitido a discussão de incorporar novos produtos e estratégias de marketing, em Resoluções da AMS que tem o mesmo “status” da Resolução que aprovou o Código Internacional.
 
Muitos países criaram suas próprias legislações e definiram mecanismos para o seu cumprimento. Como consequência, as taxas de aleitamento materno aumentaram em todo o mundo e um consenso global foi alcançado em relação à necessidade de defesa do aleitamento materno exclusivo por seis meses e a sua continuação por dois anos ou mais, seguido de uma alimentação complementar adequada e saudável.
 
Entretanto, ainda há muito o que se fazer para garantir o efetivo cumprimento das legislações. Durante a 73ª Assembleia Mundial da Saúde da OMS, em 2020, o Código Internacional foi ameaçado por uma proposta para suspender em 2030 os informes governamentais bienais sobre a sua implementação. Sem relatórios os países ficariam indefesos frente a documentar as novas estratégias de marketing e novos produtos. (Notável, como sabemos são os produtos chamados compostos lácteos que necessitam de Resoluções que os identifiquem e sua propaganda seja regulamentada). Após intensa luta, liderada pela IBFAN, a moção para suspender os relatórios bienais foi vencida, mostrando a capacidade de ação conjunta de organizações da sociedade civil e dos governos e organismos internacionais comprometidos com a saúde da população.
 
Nessa luta incessante, vale destacar também que data de 1979 a fundação da Rede IBFAN, International Baby Food Action Network, iniciada com a união de 6 grupos de ONGs de diferentes países em torno de um objetivo comum, isto é, controlar e monitorar as estratégias de marketing das empresas para evitar o desmame precoce e proteger a saúde infantil.
 
Neste ano em 21 de maio celebraremos os 40 anos da aprovação do Código Internacional, entre outras atividades com o lançamento do Dia Mundial de Proteção do Aleitamento Materno com o objetivo de renovar a cada ano o compromisso de aplicação do Código em cada país frente às múltiplas estratégias de obter lucros das corporações de alimentos infantis e de outros produtos que substituem a prática de amamentar.
 
Junte-se a nós.


IBFAN
Brasil
IBFAN
U.K.
IBFAN
França
IBFAN
Am. Latina e Caribe
IBFAN
Alemanha
IBFAN
Mundo Árabe

RELEASE (Português): D O W N L O A D



EVENTOS

40th Anniversary of the International Code of Marketing of Breast-milk Substitutes event
21 May 2021 at 14:00 to 15:30 CEST (8:00 am New York, 14:00 Geneva, 15:00 Nairobi, 17:00 Islamabad, 21:00 Tokyo) in English, French, Spanish, Russian, Chinese, Arabic and Portuguese. Live stream via Zoom.
MAIS INFORMAÇÕES E CADASTRO

WEBINAR – Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno:
40 anos protegendo o direito de amamentar

(OPAS, UNICEF, IBFAN, IDEC, ANVISA, SUS e Ministério da Saúde)
21 DE MAIO – 15h
Youtube PAHO TV
Saiba mais sobre o webinarClique aqui

ATUALIZE-SE
Acompanhe em nossas redes sociais todos as informações e novidades relacionadas ao Dia Mundial do Aleitamento Materno: 40 Anos de Código Internacional:

 

 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por IBFAN BRASIL (@ibfanbrasil)

 

TAGS
#CódigoInternacional #CódigoInternacional40Anos #DiaMundialDeProteçãoDoAleitamentoMaterno #IBFAN