IBFAN Brasil

FILME ‘T I G E R S’ (2014)

 

RELEASE | FICHA TÉCNICA | O COMEÇO | EXIBIÇÕES | IMPRENSA | VÍDEOS-DEBATES | SOBRE O DIRETOR


T I G E R S (2014) – Filme do diretor vencedor do Oscar Danis Tanović, conta a história de Syed Aamir Raza Hussain, ex-funcionário da Nestlé, no Paquistão. Syed Aamir, vendedor de fórmula infantil, denuncia a indústria de alimentos infantis com a ajuda da IBFAN/Baby Milk Action depois de perceber a morte e os sofrimentos causados pelas abusivas estratégias de marketing das fórmulas infantis. O filme também expõe as táticas que as corporações utilizam para evitar que a verdade seja exposta.

NOTA: O filme poderá ser exibido somente para fins didáticos, gratuitamente. O objetivo é garantir que a mensagem de Tigers sobre práticas corporativas prejudiciais – como marketing, silenciamento de denunciantes, interferência na política ou na cobertura crítica da mídia – seja assimilada pelo maior número possível de pessoas. 


 

EXIBIÇÕES

 

CIRCUITO ‘TIGERS’ NO BRASIL:

23/09/2020 – NÚCLEO ESTADUAL DE TELESAÚDE, SUS, SES-PE – online
04/09/2020 – COREN-MG, ABENFO e HOSPITAL SOFIA FELDMAN – online – VÍDEO-DEBATE
30/08/2020 – SOCIEDADE DE PEDIATRIA DE S.PAULO – online
28/08/2020 – INSTITUTO MAME BEM – BH – online
26/08/2020 – CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS – CRN-5 BA/SE – online
21/08/2020 – SOCIEDADE ALAGOANA DE PEDIATRIA-AL – online
20/08/2020 – AMAMENTA BRASÍLIA– SES-DF – online – VÍDEO-DEBATE
07/08/2020 – II EMAMA – CUIABÁ-MT – online – VÍDEO-DEBATE
01/08/2020 – CONS. REG. NUTRICIONISTAS – CRN-4 RJ/ES – online – VÍDEO-DEBATE
13/11/2019 – XV ENAM– RIO DE JANEIRO-RJ – CENTRO DE CONV. SUL AMÉRICA
12/11/2019 – XV ENAMRIO DE JANEIRO-RJ – UFRJ – VÍDEO-ENTREVISTA
07/11/2019 – CUIABÁ-MT – Hotel Fazenda Mato Grosso
30/08/2019 – SALVADOR-BA – Auditório do IPERBA
29/08/2019 – CAMPO GRANDE-MS – Auditório SEAD – UFMS
29/08/2019 –
SÃO PAULO-SP – Anfiteatro João Yunes, FSP/USP 
20/08/2019 –
OURO PRETO-MG – Museu da Inconfidência, Praça Tiradentes
15/08/2019 –
BRASÍLIA-DF – Auditório Fepecs
07/08/2019 – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP – Sesc – Do peito ao prato’
07/08/2019 – PIRACICABA-SP – Sesc – ‘Do peito ao prato’
06/08/2019 – SÃO PAULO-SP – CineSesc – ‘Do peito ao prato’
01/08/2019 – CUIABÁ-MT – Cine Teatro Cuiabá
18/12/2018 – PORTO ALEGRE-RS – Anfiteatro Moacyr Scliar UFCSPA
01/06/2018 – B.HORIZONTE-MG Cine Humberto Mauro – SLOW FOOD NO FILME
26/05/2018 – OURO PRETO-MG Museu da Inconfidência – SLOW FOOD NO FILME
12/04/2017 – SÃO PAULO-SP – Cine Sala
16/03/2017 – RIO DE JANEIRO-RJ Cine Odeon
24/10/2015 – SÃO PAULO-SP 39a. Mostra Internacional de Cinema

 


FESTIVAIS INTERNACIONAIS DE CINEMA

TORONTO INTERNATIONAL FILM FESTIVAL  (TIFF)
Toronto, Canadá – 08/09/2014
LANÇAMENTO OFICIAL

62a. SAN SEBASTIÁN FILM FESTIVAL (SSIFF)
San Sebastián, Espanha – 19-27/09/2014

13o. INTERNATIONAL FILM FESTIVAL AND FORUM ON HUMAN RIGHTS (FIFDH)
Genebra, Suíça – 27/02/2015

39a. MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA
São Paulo, Brasil – 24/10/2015
LANÇAMENTO NO BRASIL



PRESS RELEASE
TIGERS
(2014)

Do diretor vencedor do Oscar Danis Tanovic (‘Terra de Ninguém’) e Andy Paterson (‘Moça com Brinco de Pérola’, ‘Uma Longa Viagem’), ‘Tigers’ é baseado em fatos reais e levou 12 anos para ser construído.

O filme é baseado na história real de um ex-representante comercial de fórmula infantil, funcionário da Nestlé no Paquistão, chamado Syed Aamir Raza Hussain (interpretado pelo astro de Bollywood, Emraan Hashmi), que enfrenta a multinacional com a ajuda da Baby Milk Action e da International Baby Food Action Network (IBFAN) quando percebe que bebês estão morrendo como resultado de seu trabalho, pressionando os médicos para promover a fórmula infantil como mais saudável para os bebês.
Syed Aamir trabalhou como representante comercial da Nestlé entre os anos de 1994 e 1997.

‘Tigers’ mostra como Syed Aamir (chamado ‘Ayan’ no filme), um bem-sucedido representante comercial de fórmula infantil de uma multinacional (‘Lasta’ no filme), é confrontado com a realidade de ver bebês morrendo em um hospital, pois a fórmula infantil, que ele tem sido excelente em vender, está se tornando a causa da desnutrição desses bebês depois de ser negada a proteção que o leite materno teria naturalmente lhes dado. Indignado, Syed Aamir renuncia ao seu emprego e entra em uma longa batalha para expor as práticas antiéticas usadas pela indústria para persuadir os médicos a prescrever fórmulas infantis mesmo para mães em condições precárias, sem acesso a água potável ou saneamento adequado.

Mesmo sob ameaças e tentativas de suborno por parte de seu antigo empregador, Syed Aamir levou adiante a sua luta em dar visibilidade aos métodos utilizados pela indústria, como os incentivos que os médicos recebiam para prescrever fórmula infantil para bebês, bem como ordens antiéticas sobre como conseguir mais médicos e vender mais produtos.

Depois de longa batalha contra a indústria, finalmente, em 2002, os esforços de Syed Aamir e de todos os envolvidos em sua luta foram recompensados. Comandado pelo então presidente general Parvez Musharraf, o governo militar do Paquistão deu luz verde à legislação para a Proteção da Amamentação e Nutrição da Criança Pequena. Essa é uma lei que coloca as diretrizes em pauta do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno. Sem as denúncias de Syed Aamir e a percepção que ele mostrou sobre a corrupção que colocava os lucros a frente da vida dos bebês, isso não teria sido possível.
Esse impacto positivo que ele pôde ter no sistema legal de seu país veio com um alto custo pessoal para Syed Aamir. Ele teve que deixar seus pais, sua esposa e filhos para trás, incapaz de vê-los por sete longos anos. No entanto, apenas uma parte da batalha está vencida. Uma pesquisa da Save the Children, realizada em 2012, uma década depois da aprovação da legislação, mostra que cerca de 20% dos profissionais médicos do Paquistão admitiram ter recebido presentes de empresas que vendiam fórmulas infantis, incluindo a Nestlé.


Syed Aamir disse:

“A missão que começamos no Paquistão foi em uma escala muito pequena, mas graças aos cineastas, ela chegou a um meio muito poderoso para alcançar pessoas em todo o mundo. Sou grato a todos que trabalharam neste filme e tornaram isso possível. É espantoso que milhões de pessoas já tenham assistido ao trailer e espero que muitos, muitos milhões de pessoas assistam ao filme completo e depois tomem medidas para apoiar a IBFAN e impedir o marketing antiético. Embora seja, é claro, uma dramatização, trata-se de um retrato fiel da realidade que vivi com minha família e as atitudes que percebi serem necessárias para salvar vidas de bebês.”

Mike Brady, membro da IBFAN-Baby Milk Action (Cambridge), trabalhou com a IBFAN Paquistão para levar as provas de Syed Aamir para uma audiência global, disse:

“‘Tigers’ captura com precisão a tensão quando tentamos tornar pública a evidência das prejudiciais práticas de marketing. Com um toque hábil, os roteiristas também mostram o poder das corporações e os desafios que os ativistas e jornalistas enfrentam para expô-los. Estando ou não interessado no assunto, Tigers te envolve.”

Patti Rundall OBE, Diretora de Políticas da IBFAN-Baby Milk Action, disse:

“As evidências documentais da IBFAN mostram claramente que a Nestlé e outras empresas de fórmula infantil continuam a colocar seus próprios lucros antes da saúde infantil por meio do marketing de uma gama crescente de produtos, de forma a prejudicar a amamentação. Ao fazê-lo, ignoram os claros padrões de comercialização acordados pela Assembleia Mundial da Saúde. ‘Tigers’ é uma maneira poderosa de evidenciar tais ações.”


A história contada em ‘Tigers’ destaca como as empresas usam o patrocínio para comprar a lealdade dos profissionais de saúde.
Por causa do melhor acesso a cuidados de saúde e controles de marketing, o número de bebês que morrem porque não são amamentados foi reduzido de 1,4 milhão por ano para 883.000. No entanto, com a ameaça da mudança climática e outros fatores, o mundo ainda é um lugar cruel e desigual para as crianças. Mais de um terço da população mundial, 2,5 bilhões de pessoas, não tem saneamento adequado. Em qualquer parte do mundo, a alimentação artificial aumenta o risco de infecção, mas em tais condições a amamentação, incluindo a amamentação além do primeiro ano de vida, pode ser uma tábua de salvação.

Syed Aamir atualmente mora com sua família em Toronto, no Canadá. Quando ‘Tigers’ foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), Syed Aamir foi presenteado com uma carta do governo canadense, pelo então Ministro do Multiculturalismo, Jason Kenney, que disse:

“O relato de Syed Aamir em defesa da saúde dos bebês e de suas famílias é um dos que merecem ser contados, e um que reflete o melhor dos valores canadenses. Como Ministro do Multiculturalismo, gostaria de elogiá-lo por sua bravura e agradecer por compartilhar sua história com o mundo.”

Syed Aamir Raza Hussain

CONFIRA A carta de Syed Aamir Raza Hussain, a propósito do lançamento do filme ‘TIGERS’
 


 

FICHA TÉCNICA

Direção: Danis Tanović
Roteiro: Danis Tanović, Andy Paterson
Fotografia: Erol Zubcevic
Montagem: Prerna Saigal
Música: Pritam
Elenco: Emraan Hashmi, Geetanjali, Danny Huston, Maryam d’Abo, Khalid Abdalla, Adil Hussain
Produtor Prashita Chaudhary, Kshitij Chaudhary, Guneet Monga, Anurag Kashyap, Andy Paterson, Cat Villiers, Cedomir Kolar, Marc Baschet
Produção: Cinemorphic, Sikhya Entertainment, Asap Films
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 90 minutos
Ano de produção: 2014
Nacionalidade: Índia, França, Reino Unido

 


 

O COMEÇO

COMO SURGIU O FILME ‘TIGERS’

Frank Cottrell-Boyce propôs o projeto de filme para a IBFAN-Baby Milk Action depois de ler nosso artigo do boletim informativo sobre as evidências de Syed Aamir Raza Hussain sobre as práticas de comercialização de leite infantil da Nestlé, no Paquistão – e os esforços da Nestlé para manter isso fora da mídia. Levou muitos anos para o filme se tornar realidade, com o roteiro final escrito pelo diretor Danis Tanović e pelo produtor do Reino Unido, Andy Paterson.

LEIA O artigo original no site da Baby Milk Action: resumo do relatório “Ordenhando Lucros”.

 

 

AS PESSOAS E ORGANIZAÇÕES REPRESENTADAS NO FILME
 
Ayan (interpretado por Emraan Hashmi) representa Syed Aamir Raza Hussain.
 
A ONG HUB representa a International Baby Food Action Network (IBFAN), incluindo a Rede para Proteção ao Consumidor, no Paquistão, a AGB, na Alemanha e a Baby Milk Action, membro do Reino Unido.
 
Maggi (interpretada por Maryam D’Abo), do HUB, representa os IBFANers que ajudaram Syed Aamir, incluindo Tracey Wagner-Rizvi, na Rede Paquistão, Andreas Adelberger, na AGB, na Alemanha, Patti Rundall e Mike Brady, da Baby Milk Action, do Reino Unido.
 
Mike Brady e Andreas Adelberger entraram em contato com a televisão ZDF e com a revista Stern para lançar o relatório Milking Profits na Alemanha, conforme descrito em ‘Tigers’.
 
A publicação preparada pelo HUB é chamada, no filme, de Making a Difference (Fazendo a Diferença). O relatório real foi chamado de Milking Profits (Ordenhando Lucros) e pode ser baixado como um PDF (em inglês).
 

O ator indiano Emraan Hashmi (ao centro) encontra Syed Aamir e sua esposa Shafqat pela primeira vez no lançamento de ‘Tigers’ no TIFF, em Toronto, Canadá/2014
Os produtores Prashita Chaudhary (Cinemorphic), Guneet Monga (Sikhya Entertainment), os atores Emraan Hashmi e Geetanjali Thapa, e o co-roteirista e produtor Andy Paterson. Lançamento oficial de ‘Tigers’, no TIFF, em Toronto, Canadá/2014
Mike Brady e Khalid Iqbal,
Mike Brady (à esquerda), da IBFAN-Baby Milk Action, com o ator Khalid Iqbal, que representa o diretor Danis Tanović em ‘Tigers’, tentando levar as experiências de Ayan para um público mais amplo.
Patti Rundall, da IBFAN-Baby Milk Action, com Syed Aamir e seu filho, Mohammed, olhando para si mesmos retratados no pôster publicitário de ‘Tigers’, quando finalmente foi feito e exibido no Toronto International Film Festival (TIFF), no Canadá.
Leah Margulies Tracey Wagner-Rizvi Mike Brady
Leah Margulies (à esquerda) – que esteve envolvida nas audiências do Senador Edward Ted Kennedy em relação às indústria de alimentos para bebês, em 1978 (imagens de abertura do filme ‘Tigers’) e no lançamento do primeiro boicote da Nestlé -, Tracey Wagner-Rizvi (ao centro) – representada pelo personagem Maggi no filme, quando ela esteve no Paquistão, produziu o relatório ‘Milking Profits’ – e Mike Brady (à direita), da IBFAN-Baby Milk Action.
 

 

IMPRENSA

destaque
A verdadeira história de ‘Tigers’
Como um bravo denunciante enfrentou um conglomerado internacional de fabricantes de fórmulas infantis para os bebês mais pobres do Paquistão. Emraan Hashmi interpreta o informante da Nestlé, Syed Amir Raza Hussain, no filme de direção do vencedor do Oscar Danis Tanović.

Paloma Sharma | GQ INDIA | 21.12.2018 – Traduzido e adaptado por IBFAN-Brasil

A verdadeira história de Tigers é dolorosa: O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), no Canadá, em 2014. Dirigido pelo escritor e diretor bósnio vencedor do Oscar Danis Tanović, Tigers é baseado em uma história real. O filme conta a vida de Ayan, um vendedor de produtos farmacêuticos, que acha que a fórmula infantil que ele tem sido excelente em vender, está se tornando a causa da desnutrição e até da morte em bebês.

Quem é Syed Amir Raza Hussain?

Um ex-vendedor de produtos farmacêuticos, Syed Amir Raza Hussain, juntou-se à fabrica da Nestlé no Paquistão em 3 de dezembro de 1994. Depois de um processo de entrevista que durou dois dias, Syed Amir foi escolhido em um grupo de 50 candidatos. Em abril de 1997, ele renunciou. Para um homem em sua posição, foi uma decisão estranha terminar uma carreira de alto potencial em uma empresa multinacional. No entanto, em seu relatório de 1999, intitulado Milking Profits (Ordenhando Lucros), ele explicou suas razões.

Durante uma visita comercial regular a um médico em Sialkot, Syed Amir viu uma criança com diarreia crônica e desidratação aguda sendo levada ao hospital. Embora o médico tenha corrido para tratar o bebê, ele morreu.
Relatórios médicos revelaram que a criança tinha quatro meses de idade, mas que só recebera leite materno durante um mês. Isso foi contrário aos seis meses de amamentação exclusiva e até dois (ou mais) anos de amamentação continuada, juntamente com alimentos adequados à idade até os dois anos de idade (ou mais), conforme prescrito pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em vez disso, o bebê recebeu fórmula infantil, a conselho de outro médico. Sua mãe foi informada de que o leite artificial ajudaria a criança a ganhar peso e se tornar mais saudável.

“Nas minhas próximas visitas, ele me explicou como a alimentação artificial estava afetando a vida de milhares de crianças no Paquistão”, disse ele sobre seu médico prescritor, um pediatra preventivo que apoiou a amamentação em detrimento da fórmula.

Assistir a um bebê morrer por causa de um produto que ele vinha promovendo, agitou alguma coisa em Syed Amir, cuja esposa estava grávida do segundo filho. Ele não apenas renunciou, mas assumiu enfrentar um gigante global, tentando forçá-lo a mudar suas práticas – uma perseguição que levou ele e sua família ao caos.

Qual foi o escândalo da Nestlé?

Embora os eventos por trás da história real de Tigers tenham ocorridos nos anos 1990 e início dos anos 2000, o escândalo infantil da Nestlé e o subsequente boicote à Nestlé ocorreram desde a década de 1970.

A International Baby Foods Action Network (IBFAN), Save the Children e outros grupos de interesse público sustentaram que a fórmula infantil estava causando problemas de saúde e morte em crianças em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Os ativistas resolveram enfrentar esse problema não apenas pelo produto em si, mas pela maneira como estava sendo vendido.

A Nestlé foi acusada de comercializar seu produto para mães de comunidades economicamente atrasadas e de encorajar profissionais de saúde a usar fórmulas infantis como substituto/melhoria para o leite materno – leite materno que estudos pediátricos provaram proteger a criança contra várias doenças.

Outro método de marketing antiético que os grupos de defesa alegam que a Nestlé usava era conseguir que os médicos promovessem a fórmula infantil como um substituto do leite para mães pobres em países do Terceiro Mundo que não tinham acesso a água potável. Esta água, quando misturada com a fórmula em pó, pode causar graves complicações de saúde nos bebês.  A IBFAN afirmou que a gigante Nestlé estava distribuindo amostras grátis de sua fórmula infantil em hospitais e clínicas médicas frequentadas por mães pobres. Estas mães usariam a fórmula para alimentar o bebê em vez do leite materno e, assim, acabariam perdendo a capacidade de amamentar com o tempo – formando um ciclo perigoso.

Tais práticas abusivas de promoção de fórmulas infantis foram primeiramente levadas ao conhecimento público pelos esforços de duas organizações britânicas sem fins lucrativos. Uma revista independente, chamada New Internationalist, em 1973 lançou luz sobre a suposta estratégia da Nestlé. Em 1974, a ONG War on Want publicou um livreto chamado The Baby Killer, que foi uma “investigação sobre a promoção e venda de leites infantis em pó no Terceiro Mundo”.

Quando o Third World Action Group, com sede em Berna, na Suíça, publicou uma tradução de The Baby Killer sob o nome de Nestlé tötet Babies (tradução: Nestlé Mata Bebês), a empresa entrou com uma ação por difamação. Embora a Nestlé tenha vencido o julgamento, que durou dois anos, os réus tiveram apenas que pagar uma multa de US$ 400. No entanto, o juiz também determinou que a empresa teria que modificar seus métodos de marketing. Essa questão ganhou ainda mais publicidade em 1976, quando a Time declarou os resultados do julgamento como uma “vitória moral” para o Third World Action Group e suas descobertas.

O caso abriu as portas do tribunal para que grupos de cidadãos, grupos de defesa e outros levassem mais empresas de fórmulas infantis para o embate – o que desencadeou o boicote à Nestlé. Da América se espalhou para a Austrália, Nova Zelândia e Canadá. Partes da Europa seguiram. Em 1978, o Senado dos EUA analisou a promoção de substitutos do leite materno em meio a pedidos de regulamentação. Em 1977, a necessidade de um código de marketing foi registrada em um encontro da OMS e do UNICEF com a participação de delegados de todo o mundo. Após a conferência de 1979 na OMS, seis dos grupos que foram representados no encontro formaram a IBFAN.
Finalmente, em 1981, quase uma década depois da publicação do New Internationalist, a Assembleia Mundial da Saúde adotou o Código Internacional de Mercadização de Substitutos do Leite Materno (International Code of Marketing of Breast-milk Substitutes). Quando a empresa de alimentos suíça, a maior do mundo, concordou em se conformar ao Código, em 1984, o Boicote à Nestlé foi suspenso.

Curiosamente, a verdadeira história de Tigers começa apenas em 1997, com Syed Aamir Raza Hussain dando noticias das operações de promoção de fórmulas infantis da Nestlé no Paquistão. Mas levou mais cinco anos e muita coragem, por parte de Syed Aamir, para finalmente ter as diretrizes do Código adotadas como lei em seu país de origem. 

Qual é a verdadeira história por trás do filme Tigers?

Syed Aamir Raza Hussain (interpretado por Emran Hashmi) trabalhou como representante comercial da Nestlé por 29 meses – entre 1994 e 1997. Naquela época, ele estava compilando notas sobre os métodos da empresa e seu próprio desempenho, como parte de uma exigência de trabalho. Ao saber que a fórmula infantil (chamada Lastavita no filme) estava prejudicando seus próprios clientes, após uma visita a um hospital em Sialkot, Syed Aamir deixou a empresa.

Syed Aamir enviou um aviso legal, uma carta, para a Nestlé parar de fabricar seus produtos no Paquistão, retirar qualquer mercadoria existente das prateleiras em todo o país e demitir alguém que tivesse recorrido a meios antiéticos para vender a fórmula infantil. O aviso foi entregue em 12 de novembro de 1997, e Syed Aamir deu à mega-empresa suíça 15 dias para colocar as coisas em prática. Anexado a este aviso legal, havia 80 páginas de anotações que registravam os médicos que prescreviam e os incentivos que receberam para empurrar a fórmula infantil para os bebês, bem como ordens antiéticas dos superiores de Syed Aamir sobre como ele poderia conseguir mais médicos e vender mais produtos.

Ao receber o aviso legal, o Group Brand Manager (GBM) e a Area Detailing Executive (ADE) que supervisionaram as operações de fórmula infantil da Nestlé no distrito de Syed Aamir, pediram-lhe para desistir. Eles não apenas pediram, mas o ameaçaram, e também ao médico do hospital de Sialkot, onde Syed Aamir tinha visto o bebê morrer.

Ameaçado de retaliação legal se não retirasse seu aviso, Syed Aamir também foi informado que sofreria “graves consequências”. Eles até lhe ofereceram um belo suborno. Mas ele não cedeu. Em vez disso, enviou uma cópia do aviso legal para a The Network for Consumer Protection in Pakistan (Rede de Defesa do Consumidor no Paquistão), uma ONG focada em medicina e saúde pública, ligada a IBFAN. Ele pediu proteção e meios financeiros para levar a empresa ao tribunal. Embora a IBFAN não pudesse ajudar em ambos os pedidos, asseguraram-lhe que poderiam ajudá-lo a divulgar as informações – sempre que estivesse pronto para fazê-lo.

Várias semanas depois, após organizar cuidadosamente suas informações, Syed Aamir decidiu divulgar tudo. Ele voou para a Europa a fim de publicar um relato detalhado do tempo em que trabalhou como vendedor de fórmulas infantis da Nestlé e o que as táticas de marketing da empresa supostamente estavam fazendo com algumas das crianças mais pobres de seu país de origem. Este é o relatório chamado Milking Profits onde ele detalha a morte da criança que o levou a agir. Syed Aamir também incluiu memorandos detalhando práticas de vendas antiéticas, cartas autorizando presentes caros como subornos para médicos e até recibos bancários. No entanto, o relatório caiu no esquecimento. Enquanto isso, de acordo com The Star, a Nestlé descreveu Syed Aamir como um “encrenqueiro” em sua narrativa e tentou despojá-lo de qualquer credibilidade.

Assim, enquanto sua família se escondia em casa por medo de que as ameaças de morte se tornassem realidade, Syed Aamir viajou para o Canadá para publicar o seu relatório de forma mais ampla e mais atenta. Lá, em 2001, ele pediu o status de refugiado, mas o Immigration and Refugee Board (Conselho de Imigração e Refugiados) rejeitou seu pedido porque ele não se qualificava como refugiado e acreditava que o governo paquistanês poderia protegê-lo. O Globe and Mail o citou dizendo que se ele fosse deportado, teria pavor de se tornar um alvo mais uma vez – contando que sua casa havia sido baleada por homens armados. No Canadá, Syed Aamir recorreu da decisão. No Paquistão, seus pais faleceram.

Finalmente, em 2002, seus esforços foram recompensados. Comandado pelo então presidente general Parvez Musharraf, o governo militar do Paquistão deu luz verde à Ordinance for the Protection of Breastfeeding and Young Child Nutrition (Portaria para a Proteção da Amamentação e Nutrição da Criança Pequena). Esta é uma lei que coloca as diretrizes em pauta do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno. Sem as denúncias de Syed Aamir e as evidências apresentadas sobre a corrupção que colocava os lucros a frente da vida dos bebês, isso não teria sido possível.

Esse impacto positivo que ele pôde ter no sistema legal de seu país veio com um alto custo pessoal para Syed Aamir. Ele teve que deixar sua esposa e filhos para trás, incapaz de vê-los por sete longos anos. No entanto, apenas uma parte da batalha está vencida. Uma pesquisa da Save the Children, realizada em 2012, uma década depois da aprovação da Ordinance for the Protection of Breastfeeding and Young Child Nutrition, mostra que cerca de 20% dos profissionais médicos do Paquistão admitiram ter recebido presentes de empresas que vendiam fórmulas infantis, incluindo a Nestlé.

Claramente, há um longo caminho a percorrer.

Syed Aamir recebeu vários pedidos de cineastas para contar sua história, mas, de acordo com um relatório, eles acabavam sendo ameaçados pela Nestlé e desistiam. Mas Danis Tanović não foi um deles.

Foi apenas uma quinzena antes de Tigers estrear no TIFF (Toronto International Film Festival) em 2014 que o denunciante poderia finalmente encontrar algum conforto no fato de que sua história estava sendo contada. No final do filme, o público deu a ele uma ovação de pé. Syed Aamir chorou.

 

 

VÍDEOS

TRAILER e ENTREVISTAS (em inglês)

 
ZEE5

Trailer de Tigers – exibido em canal por assinatura indiano (2018)

 

 
ANOKHI PULSE TV

Entrevista com o ator Emraan Hashmi (que interpreta Syed Aamir) e com o diretor Danis Tanović (2014)

 


 
FIFDH GENÈVE

A Nestlé no Paquistão: a exposição do escândalo das fórmulas infantis (2015)

 

 
REACH CANADA TV

Uma mensagem de Syed Amir Raza Hussain (2018)

 


 
REACH CANADA TV

Reviews and comments about Film Tigers around the world (2015)

 

 
SAN SEBASTIÁN FILM FESTIVAL

Conferência de imprensa – Filme ‘Tigers’ no San Sebastián Film Festival (2014)

 


DEBATES – CIRCUITO ‘TIGERS’ NO BRASIL

COREN-MG, ABENFO e HOSPITAL SOFIA FELDMAN – 04.09.2020 – Debate realizado após a exibição do filme em evento online, com Cíntia Ribeiro, Kleyde Ventura (ambas da IBFAN Brasil), Carla Prado Silva, COREN-MG e Raquel Borborema.

AMAMENTA BRASÍLIA – SES-DF – 20.08.2020 – Debate realizado após a exibição do filme em evento online, com Míriam Santos e Renata Monteiro (ambas da IBFAN Brasil), Marina Rea (IBFAN-Internacional) e Marcos Freire.

II EMAMA (Cuiabá-MT) EM PARCERIA COM A IBFAN – 07.08.2020 – Debate realizado após a exibição do filme em evento online, com Rodrigo Carvalho e participantes.


CRN-4 (Rio de Janeiro-RJ) EM PARCERIA COM A IBFAN – 01.08.2020 – Debate realizado após a exibição do filme em evento online, com Gabriela Silva, Marina Rea, Fernanda Amorim e Ana Carolina Feldenheimer.

‘TIGERS’ NO XV ENAM – RIO DE JANEIRO – nov/2019 – O filme foi exibido no encerramento do Pré-ENAM/2019, seguido de um debate com Patti Rundall (Baby Milk Action – IBFAN UK), Jean-Pierre Allain (ICDC – IBFAN Malásia) e Marina Rea (IBFAN Brasil). Confira a entrevista com Patti Rundall.

 

 

SAIBA MAIS SOBRE O DIRETOR DE ‘TIGERS’: DANIS TANOVIC

 
Danis Tanović nasceu em Zenica, na Bósnia. Ele foi criado em Sarajevo, onde também recebeu seu ensino fundamental e médio, e frequentou o Conservatório de Música da Universidade de Sarajevo, onde tocava piano. Quando jovem, Tanović decidiu estudar na Academia de Artes Cênicas de Sarajevo. No entanto, devido ao cerco de Sarajevo, ele foi forçado a interromper seus estudos em 1992. Tanović se juntou a uma equipe de filmagem que seguia o Exército da Bósnia e Herzegovina, realizando missões perigosas. O material que Tanović e a equipe de filmagem produziram desde então foram usados ​​em vários filmes e reportagens sobre o cerco de Sarajevo e a guerra da Bósnia.

No final de 1994, Tanović deixou a equipe de filmagem com quem trabalhou por mais de dois anos. Um ano depois, ele decidiu retomar seus estudos em cinema, desta vez em Bruxelas, Bélgica. Ele fez vários documentários aclamados pela crítica e concluiu seus estudos em 1997. Logo depois, Tanović começou seu primeiro projeto de filme, intitulado “Terra de Ninguém” (No Man’s Land). Ele escreveu e dirigiu o filme, que foi concluído em 2001 e estreou no Festival de Cannes naquele mesmo ano. “Terra de Ninguém” ganhou o prêmio de melhor roteiro em Cannes. No total, “Terra de Ninguém” ganhou 42 prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o European Film Academy de Melhor Roteiro, o César para o Melhor Primeiro Longa-Metragem, o André Cavens Award de Melhor Filme em 2001 e o Globo de Ouro, Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 2002.

Após o lançamento no cinema internacional, o filme foi abraçado por críticos e por quem foi assisti-lo, por seu conto sombrio de humor e emocionante sobre o absurdo da guerra. É provavelmente o primeiro longa-metragem mais premiado da história do cinema. O segundo projeto de Tanović foi “Inferno” (L’Enfer), concluído em 2005, a partir do roteiro de Krzysztof Kieslowski e Krzysztof Piesiewicz. O filme marcou a segunda parte da trilogia projetada da dupla polonesa, “Heaven, Hell and Purgatory”. Seu filme de 2010, “Cirkus Columbia”, foi selecionado como a entrada da Bósnia para o Melhor Filme de Língua Estrangeira no 83º Oscar. Em 2011, ele recebeu um doutorado honoris causa pela Universidade de Sarajevo. Seu filme de 2013, “Um episódio na vida de um apanhador de ferro” (An Episode in the Life of an Iron Picker) estreou em competição no 63º Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde ganhou dois prêmios: Melhor Ator e Grande Prêmio do Júri (Urso de Prata).

Tanović possui cidadania conjunta bósnia e belga e, depois de morar em Bruxelas e Paris, vive em Sarajevo com sua esposa e cinco filhos.
FONTE: WARM FOUNDATION
 

 

Danis Tanovic/2010 (Internet)