AMAMENTAÇÃO – Um presente de mãe para todas as crianças

AMAMENTAÇÃO – Um presente de mãe para todas as crianças

A importância do aleitamento materno

UNICEF | Publicações (em inglês) | 2018

A amamentação, iniciada na primeira hora de nascimento, fornecida exclusivamente por seis meses, e continuada até dois anos ou mais com o fornecimento de alimentos complementares apropriados, é uma das práticas mais poderosas para promover a sobrevivência e o bem-estar da criança.

Melhorando as taxas de amamentação em todo o mundo poderia salvar a vida de mais de 820.000 crianças abaixo de 5 anos a cada ano, a maioria (87%) com menos de 6 meses de idade.

Além de melhorar a sobrevivência infantil e proteger contra a ameaça à vida e doenças crônicas, a amamentação promove um crescimento saudável e estimula o desenvolvimento infantil. A amamentação apoia o desenvolvimento saudável do cérebro e é associado com maior desempenho em testes de inteligência entre crianças e adolescentes em todos os níveis de renda.

Mas amamentar não é bom apenas para os bebês, é bom para as mães também.
De fato, a amamentação tem demonstrado proteger contra o pós-parto, hemorragia, depressão pós-parto, câncer de ovário e mama, doença cardíaca e diabetes tipo 2. Estima-se que melhorar as taxas de aleitamento materno
é prevenir mais 20.000 mortes maternas por câncer de mama.

Em suma, a amamentação é uma das formas mais eficazes de proteger a saúde infantil e promover um crescimento saudável e um desenvolvimento otimizado na infância. Capacitar e capacitar as mulheres a amamentar deve estar no coração dos esforços dos países para manter todas as crianças vivas e para construir sociedades saudáveis, inteligentes e produtivas.
LINK PARA DOWNLOAD (documento disponível em inglês):