ENAM | ENACS ONLINE (2021) – O SITE JÁ ESTÁ NO AR!

ENAM | ENACS ONLINE – Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável:

40 anos de Políticas. 30 anos de Encontros.

De 01 a 04 de dezembro de 2021 acontecerá o ENAM/ENACS online – Encontro Nacional de Aleitamento Materno | Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável. O ENAM | ENACS que você já conhece, agora 100% online.


ACESSE: SITE ENAM | ENACS ONLINE

Seguindo a tradição, e a necessidade de avançar na discussão sobre temas de grande relevância sobre aleitamento materno e alimentação complementar saudável, 2021 abraça mais uma edição dos Encontros. Entretanto, a pandemia do novo coronavírus e a necessidade das medidas de restrição de contatos para a diminuição da propagação do vírus, somado aos esforços nacionais de enfrentamento desta pandemia, impedem que este evento seja realizado de forma presencial.

Este impedimento, no entanto, não faz com seja menos importante discutir a necessidade dos cuidados voltados ao público materno infantil, a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável. Dilemas importantes estão em questão e evidências científicas têm mostrado como a amamentação é fundamental para a proteção e sobrevivência de milhares de crianças em todo mundo.

A pandemia que vivemos impulsionou uma importante mudança nas formas de comunicação e organização dos meios de trabalho, fazendo com que a velocidade da comunicação por meio virtual crescesse de formas sem precedentes. Isto desencadeou novas formas de educação e de formação de novas redes de apoio, mas também aumentou as notícias falsas e a desinformação gerada pelo excesso de matérias sem comprovação e a comercialização de produtos ultraprocessados e de alimentos não saudáveis.

Frente à insegurança alimentar, social e econômica que vivemos, a Rede IBFAN Brasil entende e defende que é fundamental realizar ENAM | ENACS mesmo virtualmente, fortalecendo os princípios básicos que acreditamos: proteger, promover e apoiar o aleitamento materno e a alimentação complementar adequada e saudável.

Neste ano é necessária uma ação de cidadania e fortalecimento dos vínculos entre profissionais de saúde, gestores, cientistas, grupos de mães, organizações da sociedade civil, instituições de pesquisas, grupos de interesse público, estudantes, agentes comunitários de saúde e outros parceiros.

Em 2021 celebramos 40 anos de criação do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno no Brasil e 40 anos da criação do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno – instrumento fundamental para a regulamentação do marketing desses produtos.

Comemora-se também 30 anos de Encontros, desde o primeiro ENAM, realizado em Niterói, em 1991. Foram ao todo 15 edições, passando por Camaquã-RS, Recife, Brasília, Londrina-PR, Belo Horizonte, Salvador, Cuiabá, Porto Alegre, Belém, Santos-SP, Fortaleza, Manaus, Florianópolis e Rio de Janeiro. E desde 2010, em Santos-SP, 5 edições do ENACS.

Esperamos vocês!

Comissão executiva: Rodrigo Vianna, Marina Rea, Marcus Renato de Carvalho, Maria Inês Couto de Oliveira, Fernanda Mainier, Evangelia Atherino dos Santos, Cintia Ribeiro.

Os organizadores têm como política não aceitar patrocínio de qualquer fonte com conflito de interesses, como de fabricantes de alimentos para crianças pequenas, bicos, chupetas e mamadeiras. Os participantes deste evento são, portanto, solicitados a seguir a mesma política ao buscar fundos ou patrocínio para sua participação.