WEBINÁRIO PREPARATÓRIO DA SMAM 2024

WEBINÁRIO PREPARATÓRIO DA SMAM 2024

Para participar: CLIQUE AQUI (Plataforma Zoom)


SMAM 2024

Amamentação: apoie em todas as situações.

Este ano, além do tradicional Seminário Preparatório da SMAM 2024, uma parceria IBFAN, Matrice e Instituto de Saúde, que acontecerá no dia 19/06 de forma presencial no Instituto de Saúde em São Paulo (gratuito e sem necessidade de inscrição prévia), teremos também o Webinário Preparatório, promovido pela IBFAN, gratuito e online, que acontecerá dia 20/06 pela plataforma Zoom, para debatermos como ampliar o apoio à amamentação em todas as situações.

Data: 20/06/2024
Horário: 16H às 19H
Plataforma: Zoom – CLIQUE AQUI
Participação gratuita e online!


PROGRAMAÇÃO

16:00  Abertura
Maria Inês Couto de Oliveira
16:10  Estratégias para apoiar mulheres com deficiência física na amamentação
– Márcia Machado
16:30  Apoio à amamentação diversa e inclusiva
– Carlos Eduardo de Carvalho Correa
16:50  Apoio à amamentação entre mulheres indígenas
– Valderez Aragão
17:10  Amamentação: apoio em emergências
– Annelise Krause
17:30 Debate
19:00  Encerramento


#SMAM2024 terá como foco a sobrevivência, saúde e bem-estar. Irá mostrar a necessidade de melhorar o apoio à amamentação para reduzir as desigualdades que existem na nossa sociedade, com especial enfoque na amamentação em tempos de emergências e crises. O tema está alinhado com a área temática 2 da campanha SMAM-ODS 2030.

A amamentação pode funcionar como um equalizador na nossa sociedade e devem ser feitos esforços para garantir que todos tenham acesso ao apoio e às oportunidades de amamentação. É essencial que ninguém fique para trás, especialmente as mães vulneráveis ​​que podem necessitar de apoio adicional para reduzir as desigualdades na amamentação.

LOGO – O logotipo da tríade é apoiado por diferentes partes interessadas, que lutam para defender a amamentação em tempos de crises e emergências em todo o mundo. A amamentação é crítica em tempos de crise e os pais precisam de apoio à amamentação para garantir a sobrevivência dos bebés. A cor vermelha está alinhada com a área temática 2 da campanha SMAM-ODS 2030.

AMAMENTAÇÃO:
APOIE EM TODAS AS SITUAÇÕES

Todos os agentes da cadeia de apoio podem colaborar na amamentação ao diminuir as situações de disparidade, reduzindo as desigualdades.

Clique nos botões abaixo para fazer o download dos materiais:


O que é a SMAM?

A Semana Mundial da Amamentação (SMAM), celebrada anualmente de 1º a 7 de agosto, é uma campanha global com o objetivo de conscientizar e mobilizar ações em torno da amamentação. Instituída em 1992, a SMAM tem como marco a Declaração de Innocenti de 1990, um documento que reconhece a amamentação como direito fundamental de bebês e mães, e como chave para a saúde e o bem-estar de ambos.

Ao longo dos anos, a SMAM abordou diversos temas relevantes, que incluem sistemas de saúde, mulheres e trabalho, o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, apoio comunitário, ecologia, economia, ciência, educação e direitos humanos.

Desde 2016, a SMAM está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, reconhecendo seu papel crucial na promoção da saúde, da justiça social e da sustentabilidade. Em 2018, a Assembleia Mundial da Saúde reforçou a importância da SMAM como uma estratégia global de promoção da amamentação.

A Semana Mundial da Amamentação é um convite à ação, um momento para celebrar a amamentação e mobilizar esforços para garantir que todas as mulheres e seus bebês tenham acesso à amamentação livre, plena e duradoura.


WABA | SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO

A World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) é uma rede global de indivíduos e organizações dedicadas à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o mundo.

Anualmente, a WABA coordena e organiza a Semana Mundial de Aleitamento Materno (WBW) entre 1 e 7 de agosto. Desde 2016, alinhamos nossa campanha WBW aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Chamamos isso  de Campanha WBW-SDGs .