WBTi
INICIATIVA MUNDIAL SOBRE TENDÊNCIAS DO ALEITAMENTO MATERNO – 2014
World Breastfeeding Trends Initiative (WBTi)
A OMS e o UNICEF desenvolveram em conjunto a Estratégia Global para a Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância (EG) em 2002 visando reafirmar as quatro metas da Declaração de Innocenti de 1995 e outros novos objetivos. A EG identificou claramente a necessidade de praticar a “alimentação ótima” para reduzir a desnutrição e a pobreza. A EG se baseia num enfoque de direitos humanos e faz um chamado para que se desenvolvam políticas integrais para a alimentação de lactentes e de crianças pequenas. É um plano amplo e abrangente com múltiplas ações interligadas para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, seguido da amamentação concomitante a uma alimentação complementar adequada e apropriada a partir de alimentos locais, dos 6 meses até 2 anos ou mais. Para monitorar os efeitos das ações e levantar as lacunas de atuação ou de efeitos, faz se necessário um sistema de monitoramento com avaliações sequenciais para o realinhamento ao plano inicial. A IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar), um dos associados da WABA, lançou em 2004-2005 um sistema ativo para seguir, avaliar e monitorar a execução da EG.
Esse sistema teve como base a “GLOPAR”, metodologia idealizada pela WABA em 1993 para avaliar os objetivos da Declaração de Innocenti e a “Ferramenta para avaliar as práticas, políticas e programas nacionais sobre alimentação de lactentes e crianças pequenas” lançada em 2003 pela OMS. A junção dessas duas metodologias deu origem à Iniciativa Mundial Sobre Tendências em Aleitamento Materno – (World Breastfeeding Trends Iniciative) ou WBTi. Portanto, a WBTi consiste numa pesquisa simples, participativa e orientada para a ação.
OBJETIVOS DA PESQUISA GERAL
Avaliar a execução da Estratégia Global para Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância com a utilização de um instrumento especifico denominado WBTi.
ESPECÍFICOS
A partir do instrumento WBTi: Avaliar os indicadores de práticas de alimentação infantil. Avaliar as estratégias de ação, políticas e programas relacionados à alimentação de lactentes e crianças de primeira infância.
RELATÓRIO
SAIBA MAIS SOBRE O WBTi