PROTESTO EM VEVEY: MAIS DE 100.000 ASSINATURAS CONTRA O DUPLO PADRÃO DA NESTLÉ SOBRE AÇÚCAR ADICIONADO EM ALIMENTOS PARA BEBÊS

PROTESTO EM VEVEY: MAIS DE 100.000 ASSINATURAS CONTRA O DUPLO PADRÃO DA NESTLÉ SOBRE AÇÚCAR ADICIONADO EM ALIMENTOS PARA BEBÊS

PROTESTO EM VEVEY: MAIS DE 100.000 ASSINATURAS CONTRA O
DUPLO PADRÃO DA NESTLÉ SOBRE AÇÚCAR ADICIONADO EM ALIMENTOS PARA BEBÊS

IBFAN – PUBLIC EYE | 01 DE OUTUBRO DE 2024


105.000 pessoas assinaram uma petição pedindo à Nestlé que pare de adicionar açúcar aos seus produtos de alimentos para bebês comercializados em países de baixa renda. Ela foi entregue hoje (01/10/24) na sede da multinacional em Vevey, onde as ONGs Public Eye, IBFAN e EKO despejaram o equivalente simbólico de 10 milhões de cubos de açúcar, representando o açúcar adicionado consumido diariamente por bebês alimentados com cereais Cerelac. Na Suíça, esses produtos são vendidos sem adição de açúcar. A principal corporação de alimentos para bebês deve pôr fim a esse duplo padrão prejudicial.

Sede da Nestlè em Vevey (Suíça) – Foto: Martin Bichsel

Um caminhão exibindo o slogan “Para a Nestlé, nem todos os bebês são iguais” subiu a Avenida Nestlé em Vevey esta tarde, acompanhado pelos olhares fascinados dos transeuntes. Ele estava carregando 40 m3 de caixas vazias representando 10 milhões de cubos de açúcar, a quantidade de açúcar adicionado contido nos produtos para bebês Cerelac vendidos a cada dia em países de baixa e média renda. A Public Eye e seus parceiros, a International Baby Food Action Network (IBFAN) e a EKO estão convocando com esta ação de “retorno ao remetente” a gigante da alimentação para acabar com o escandaloso padrão duplo revelado por nossa  investigação em abril passado. Uma  petição assinada por mais de 105.000 pessoas também foi entregue aos representantes da empresa.

Sede da Nestlè em Vevey (Suíça) – Foto: Martin Bichsel

Duas das marcas de alimentos para bebês mais vendidas da Nestlé em países de baixa e média renda – os cereais infantis Cerelac e os leites de crescimento Nido – contêm altos níveis de açúcar adicionado, enquanto esses produtos da Nestlé não têm açúcar adicionado na Suíça. A empresa promove agressivamente esses produtos como saudáveis ​​e essenciais para apoiar o desenvolvimento de crianças pequenas, em seus principais mercados na África, Ásia e América Latina. Mas a exposição a alimentos adoçados no início da vida pode criar uma preferência vitalícia por produtos açucarados, aumentando o risco de desenvolver obesidade e vários problemas de saúde relacionados, como diabetes ou doenças cardiovasculares. É por isso que a Organização Mundial da Saúde proíbe a adição de açúcar aos alimentos para bebês.

Nossa investigação desencadeou uma onda de indignação em todo o mundo e levou as autoridades indianas, de Bangladesh e da Nigéria a iniciar investigações, enquanto os apelos por um boicote aumentaram nas redes sociais. Em junho, a Public Eye e a IBFAN  pediram à Secretaria de Estado Suíça para Assuntos Econômicos que acabasse com essas práticas comerciais antiéticas, que também prejudicam a reputação da Suíça. Até hoje, a Nestlé ainda se esconde atrás da conformidade com as regulamentações atuais. A multinacional destaca seus esforços para reduzir gradualmente o açúcar em seus produtos, bem como a introdução de alternativas sem adição de açúcar em certos mercados, conforme anunciado na Índia. No entanto, essas meias-medidas são inadequadas e perpetuam um padrão duplo com consequências devastadoras para a saúde pública. 

Fotos Martin Bichsel

Para mais informações entre em contato:

Oliver Classen, Porta-voz, +41 76 334 42 25,  oliver.classen@publiceye . ch 
Laurent Gaberell, Especialista em Agricultura e Alimentação, +41 78 204 50 60,  laurent.gaberell@publiceye.ch


Como a Nestlé está viciando crianças em açúcar em países de baixo rendimento

As duas principais marcas de alimentos para bebês que a Nestlé promove como saudáveis ​​e essenciais para o desenvolvimento das crianças em países de baixo e médio rendimento contêm elevados níveis de açúcar adicionado. Na Suíça, onde está sediada a Nestlé, esse tipo de produtos é vendido sem adição de açúcar. É o que revela uma nova investigação realizada pela Public Eye, em colaboração com a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN), que aponta a hipocrisia e o marketing enganoso do gigante agroalimentar suíço.

Laurent Gaberell, Manuel Abebe e Patti Rundall · Abril 2024
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Foto: © Anne-Laure Lechat


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