SMAM 2015: AMAMENTAÇÃO E TRABALHO: PARA DAR CERTO, O COMPROMISSO É DE TODOS

A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de1 a 7 de agosto. A Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA) define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na SMAM, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas.

A (WABA tem o prazer de anunciar que o tema para a SMAM 2015 é: AMAMENTAÇÃO E TRABALHO: PARA DAR CERTO O COMPROMISSO É DE TODOS!

Este ano marca o 25º aniversário da Declaração de Innocenti 1990, que tem sido uma referência fundamental para a melhoria das práticas do aleitamento materno em todo o mundo. Quatro metas foram adotadas, sendo que a quarta meta “promulgar uma legislação criativa de proteção ao direito de amamentar da mulher trabalhadora e estabelecer meios para sua aplicação” ainda precisa de muito mais atenção após mais de 20 anos.

O tema da SMAM 2015 sobre mulheres trabalhadoras que amamentam revive a campanha da SMAM de1993 sobre a iniciativa de um Local de Trabalho Amigo das Mães Trabalhadoras. Muitos foram os avanços em 22 anos de ação global para apoiarem as mulheres a conciliarem a amamentação e o trabalho, particularmente com a aprovação da Convenção revisando a OIT 183 sobre a Proteção a Maternidade com direitos a maternidade mais fortes, e mais ações de paises para melhorar as legislações e práticas nacionais. No entanto, depois de mais de vinte anos, o monitoramento global do progresso da alimentação de lactentes e crianças de primeira infância mostra que esta quarta meta da Declaração de Innocenti (1991) é ainda a mais difícil de alcançar! Através da SMAM 2015 a WABA e seus parceiros nos níveis global, regional e nacional visam
empoderar e apoiar TODAS as mulheres que trabalham em ambos os setores formal e informal, para conciliar adequadamente o trabalho com os cuidados a criança, em especial a amamentação.

DOWNLOADS:

LOGO
FOLDER
POSTER
APRESENTAÇÃO
CALENDÁRIO

PARA OUTROS MATERIAIS (EM INGLÊS) ACESSE O SITE WABA