SMAM 2021 | PROTEGER A AMAMENTAÇÃO: UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS

DE 1 A 7 DE AGOSTO DE 2021

A SMAM é uma campanha global para aumentar a conscientização e estimular ações relacionadas ao aleitamento materno. Ela é celebrada de 1 a 7 de agosto, em comemoração à Declaração de Innocenti de 1990, e começou em 1992 com temas anuais, incluindo sistemas de saúde, mulheres e trabalho, o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, apoio comunitário, ecologia, economia, ciência, educação e direitos humanos. Desde 2016, a SMAM está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – denominada de campanha SMAM-ODS.

Em 2018, uma resolução da Assembleia Mundial da Saúde endossou a SMAM como uma importante estratégia de promoção da amamentação.

A WABA coordena a campanha global da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que visa informar, ancorar, engajar e estimular ações sobre amamentação e questões relacionadas.

As práticas de aleitamento materno subótimas são uma questão de saúde pública, exigindo esforço e investimento no nível social. Durante esta Semana Mundial de Aleitamento Materno, devemos lembrar de que proteger o aleitamento materno é uma
responsabilidade compartilhada. Para todos nós, é hora de informar, enfocar, engajar-se e articular ações para proteger e apoiar o aleitamento materno. Isso ajudará a garantir a sobrevivência, a saúde e o bem-estar das crianças e de suas famílias, fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, não deixando ninguém para trás.

A pasta de ação (Folder de Ação) de 2021 analisa desafios à proteção e apoio ao aleitamento materno em diferentes níveis: nacional, sistema de saúde, local de trabalho e comunidade. Também descreve soluções para os desafios em cada nível e inclui ações específicas que precisam ser tomadas para proteger e apoiar o aleitamento materno.

Confira o Folder de Ação da SMAM 2021. Faça o download:


VÍDEO
SEMINÁRIO PREPARATÓRIO DA SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO 2021 – SMAM 2021
Seminário preparatório da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2021, cujo tema é “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos”. Com moderação de Sonia Venâncio (IS) e participação de Cíntia Ribeiro Santos (IBFAN), Rosana De Divitiis (IBFAN) e Fabíola Cassab (IBFAN/ Matrice). Data: 16/07/2021