SMAM 2008


SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO – SMAM 2008

FOLHETO DA SMAM 2008
Com assessoria da IBFAN Brasil, o Senac São Paulo produziu o Folheto da SMAM 2008, adaptado do material da WABA, com imagens e frases de brasileiros. Produziu também um DVD e um calendário (agosto 2008 a julho 2009) para manter vivo o tema APOIO ÀS MÃES até a SMAM do ano que vem. Além desses materiais é possível solicitar também o Atualidades em Amamentação nº 42/43 e o Riscos de se alimentar um bebê com fórmulas acessando a página do SENAC (www.sp.senac.br/amamentacao) Todos os materiais serão enviados pelo correio.

CALENDÁRIO DA SMAM 2008
Com assessoria da IBFAN Brasil, o Senac São Paulo produziu o Calendário da SMAM 2008 (agosto 2008 a julho 2009) para manter vivo o tema APOIO ÀS MÃES até a SMAM do ano que vem. Produziu também um DVD e o folheto sobre o tema da SMAM 32008, adaptado do material da WABA, com imagens e frases de brasileiros. Além desses materiais é possível solicitar também o Atualidades em Amamentação nº 42/43 e o Riscos de se alimentar um bebê com fórmulas acessando a página do SENAC (www.sp.senac.br/amamentacao) Todos os materiais serão enviados pelo correio.

Formulário para participar da Corrida da Tocha Virtual – SMAM 2008
Acesse o formulário traduzido para participar da Corrida da Tocha Virtual promovida pela WABA em comemoração à SMAM 2008. Divulgue e participe!

Corrida da Tocha Virtual/a – 26/06/2008
Uma tocha virtual se acenderá no mapa mundial para cada um que envie para a WABA as atividades planejadas para a SMAM.

Programa SENAC de Promoção da Amamentação
A IBFAN Brasil e o Senac São Paulo, com apoio do Santander Universidades e do Instituto de Saúde, realizaram o Seminário “Se o assunto é amamentar, apoio à mulher em primeiro lugar”, cujo objetivo foi apresentar o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2008 e possibilidades de ação nos municípios.

Apoio dos profissionais de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF)
O engajamento dos serviços de saúde no apoio a amamentação é de fundamental importância. Confira a apresentação da Enfermeira Camila Correa, realizada no Seminário sobre o tema da SMAM 2008, no SENAC-SP.

Apoio às mães – Como ajudá-las através dos Grupos de Mães
O fortalecimento da amamentação por meio do apoio entre as mulheres tem se mostrado uma importante ferramenta para mães na fase do aleitamento materno. Este foi o tema apresentado pelo Matrice no Seminário sobre o tema da SMAM 2008, realizado no SENAC São Paulo.

Se o assunto é amamentar, apoio à mulher em primeiro lugar
No Brasil, todo ano, os grupos e pessoas interessadas em aleitamento materno e que participam das listas de discussão pela internet sugerem frases para servir de slogan da SMAM e que depois são submetidas à votação. Em 2008, as seguintes frases foram sugeridas e 302 pessoas votaram: Se o assunto é amamentar, apoio à mulher em primeiro lugar (47,68%); Amamentação: apoio à mulher vale ouro (24,83%); Apoiar a mulher na amamentação, gesto campeão (13,91%); Apoio à mulher na amamentação: medalha de ouro (7,62%); Pra ser campeão em amamentação, apoio à mulher é uma condição (5,96%). O autor da frase vencedora, Antonio Sena, participa da L-materno, uma lista de discussão pela internet; é psicólogo e coordena o setor de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde da Maternidade Municipal de Contagem, MG, que é Amiga da Criança. Veja aqui a apresentação do tema feita por Tereza Toma.

Como o pediatra pode apoiar a mulher que amamenta?
O pediatra tem um papel importante no apoio à mulher que amamenta. Ana Júlia Colameo dá dicas sobre como o pediatra da rede pública, com sua agenda apertada, pode organizar seu trabalho e utilizar habilidades de aconselhamento para apoiar a amamentação. Este foi o tema apresentado pela Dra. Ana Julia no seminário sobre o tema da SMAM 2008 realizado no SENAC SP

Calendário da SMAM 2008
A WABA disponibiliza o calendário e apresenta sugestão de tópicos a serem trabalhados durante a SMAM 2008.

SMAM 2008 – Exponha suas fotos!
Exponha suas fotos suas amamentando seu bebê no Folheto de Ação deste ano! A WABA está organizando um concurso mundial.