IBFAN Brasil

SMAM 2022

FOLDER DE AÇÕES | LOGO | VÍDEO WEBINAR PREPARATÓRIO | MAPA DE AÇÕES | WABA


 
SMAM 2022 | FORTALECER A AMAMENTAÇÃO EDUCANDO E APOIANDO

DE 1 A 7 DE AGOSTO DE 2022
 
A SMAM é uma campanha global para aumentar a conscientização e estimular ações relacionadas ao aleitamento materno. Ela é celebrada de 1 a 7 de agosto, em comemoração à Declaração de Innocenti de 1990, e começou em 1992 com temas anuais, incluindo sistemas de saúde, mulheres e trabalho, o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, apoio comunitário, ecologia, economia, ciência, educação e direitos humanos. Desde 2016, a SMAM está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – denominada de campanha SMAM-ODS.

Em 2018, uma resolução da Assembleia Mundial da Saúde endossou a SMAM como uma importante estratégia de promoção da amamentação.

A WABA coordena a campanha global da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que visa informar, ancorar, engajar e estimular ações sobre amamentação e questões relacionadas.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022 se concentrará no fortalecimento da capacidade dos atores que precisam proteger, promover e apoiar a amamentação em diferentes níveis da sociedade. Esses atores compõem a cadeia quente de apoio à amamentação. O público-alvo, incluindo governos, sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidades, será informado, educado e capacitado para fortalecer sua capacidade de fornecer e sustentar ambientes amigáveis à amamentação para as famílias no mundo pós-pandemia.

Campanha da cadeia quente

A amamentação é essencial para as estratégias de desenvolvimento sustentável pós-pandêmica, pois melhora a nutrição, garante a segurança alimentar e reduz as desigualdades entre e dentro dos países. O tema está alinhado com a área temática 1 da campanha WBW-SDG 2030, que destaca os vínculos entre amamentação e boa nutrição, segurança alimentar e redução de desigualdades.

 


VÍDEO
SEMINÁRIO PREPARATÓRIO DA SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO – SMAM 2022
O webinar preparatório da SMAM 2022 aconteceu dia 22 de julho, transmitido pelo canal do YouTube da IBFAN Brasil, que organizou o evento em parceria com o Instituto de Saúde (IS), World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) e o Hospital Sofia Feldman: “Fortalecer a amamentação educando e apoiando”. 

Sônia Venâncio (vice-diretora do Instituto de Saúde) foi a moderadora do evento que contou também com Cíntia Ribeiro (Coordenadora da IBFAN Brasil), Kátia Brandt (Membro da IBFAN Brasil e da Sopepe) e depoimentos de mães, Lilian Rocha (Grupo Bebê Fora da Curva e Grupo Mamagaia) e Maria Luíza Escovedo.

  


Download do material apresentado no webinar (em PDF):

Tema: Fortalecer a amamentação educando e apoiando.
Referência: Folder WABA SMAM 2022
Cíntia Ribeiro – (Enfermeira obstétrica) – IBFAN Brasil

Tema: Educando e apoiando pediatras e profissionais da saúde na proteção da amamentação.
Kátia Brandt (Médica gastroenterologista pediátrica) – IBFAN Brasil

 

FOLDER DE AÇÕES
SMAM 2022
O leite materno é perfeito e adequado para a nutrição e necessidades imunológicas de uma criança e ajuda a prevenir infecções. A amamentação promove o vínculo entre mãe e filho, independentemente do cenário, e proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida contribuindo para a segurança alimentar de toda a família.
Download: