IBFAN Brasil

ENAM | ENACS ONLINE (2021)

ANAIS ENAM ENACS 2021 (DOWNLOAD)

ENAM | ENACS ONLINE (2021)

Encontro Nacional de Aleitamento Materno | Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável

ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL
40 ANOS DE POLÍTICAS . 30 ANOS DE ENCONTROS

De 01 a 04 de dezembro de 2021



DECLARAÇÃO DO ENAM | ENACS ONLINE 2021
CHAMADA À AÇÃO

A amamentação é uma prática fundamental para preservação da vida, do planeta Terra e para a promoção da cultura da paz, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O leite humano é o primeiro alimento da cadeia de segurança alimentar e nutricional. 

Neste ano de 2021 celebramos 40 anos do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, 30 anos de Encontros Nacionais de Aleitamento Materno e 40 anos da Política Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno.

O ENAM | ENACS ONLINE, realizado virtualmente devido à pandemia de COVID-19, foi iniciado com o evento “Mil Mães Amamentando” e reuniu cerca de 700 participantes de todos os estados brasileiros, com apresentação de cerca de 300 trabalhos científicos e relatos de experiências e realização de 13 cursos, conferências, mesas redondas e atividades culturais.   

Fruto das discussões realizadas e diante do contexto vigente, de desrespeito aos direitos humanos fundamentais, de desmonte dos espaços democráticos, de empobrecimento dramático da população e da volta do Brasil ao mapa da fome, nós, participantes do ENAM | ENACS online:

Repudiamos os retrocessos no financiamento e execução das políticas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável.

Repudiamos a redução do financiamento para educação e pesquisa em aleitamento materno e alimentação complementar saudável.

Repudiamos a redução do financiamento do SUS, afetando os seus princípios de universalidade, integralidade, equidade e descentralização.

Repudiamos a lentidão do Programa Nacional de Imunização no enfrentamento da pandemia do COVID-19 que ameaça gestantes, mães lactantes e crianças brasileiras.

Repudiamos as práticas criminosas de busca de aumento do lucro pelas empresas de substitutos do leite materno e de alimentos ultraprocessados, especialmente no contexto pandêmico atual e de empobrecimento da população.

Neste sentido, os participantes do ENAM | ENACS ONLINE exortam todos a lutar pelo  compromisso com os seguintes pontos:

  1. Respeito aos direitos humanos fundamentais, como o direito à alimentação, saúde e vida, pois a insegurança alimentar e nutricional crescente entre mães e crianças de primeira infância é inadmissível, ameaçando em especial as populações mais vulnerabilizadas.
  2. Defesa do SUS e fortalecimento dos espaços de participação social.
  3. Monitoramento periódico dos indicadores de aleitamento materno e alimentação infantil, por meio de inquéritos nacionais com metodologias comparáveis.
  4. Defesa da continuidade das estratégias e ações conquistadas dentro das políticas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável.
  5. Financiamento sem conflitos de interesses de pesquisas em aleitamento materno e alimentação complementar saudável.
  6. Continuidade dos ENAMs/ENACS, congregando a multiplicidade de seus atores, para troca de saberes e experiências, fortalecimento das ações e debate sobre os desafios e avanços necessários.
  7. Defesa da NBCAL e do Código, garantindo seu cumprimento, com fiscalização contínua e penalização das grandes corporações de substitutos do leite materno que usam práticas abusivas de marketing virtual e local.
  8. Fortalecimento das habilidades de aconselhamento dos profissionais de saúde que atuam na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável na atenção primária à saúde e nas práticas hospitalares.
  9. Garantia à proteção e direito da mulher trabalhadora gestante e lactante no setor formal ou informal.
  10. Defesa e ampliação de informação qualificada, isenta de participação do setor produtivo e sem conflitos de interesse: Não às fake news!!
  11. Empoderamento das mulheres e reconhecimento do protagonismo de suas ações para conquista e defesa de seus direitos.

Nós, cidadãos brasileiros e do mundo, comprometidos com a luta pelos direitos das mulheres e das crianças, fazemos esta chamada para ação a todos para que participem dessa luta.

Brasil, 3 de dezembro de 2021

DOWNLOAD (PDF)


COMISSÃO ORGANIZADORA

COORDENAÇÃO GERAL

Rodrigo Pinheiro de Toledo Vianna

COMISSÃO EXECUTIVA

Cíntia Ribeiro, Evangelia Atherino dos Santos, Fernanda Mainier Hack, Marcus Renato de Carvalho, Maria Inês Couto de Oliveira, Marina Ferreira Rea

COMISSÃO CIENTÍFICA

Ariene Carmo, Elsa Giugliani, Evangelia Atherino dos Santos, João Aprígio de Almeida, Luisete Bandeira, Marcus Renato de Carvalho, Maria Inês Couto de Oliveira, Marina Ferreira Rea, Renara Guedes, Rodrigo Pinheiro Vianna

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO

Ana Basaglia, Fernanda Mainier Hack, Fernanda Sá, Lucélia Fernandes, Marcus Renato de Carvalho

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE TRABALHOS

Celina Valderez, Cláudia Godim, Cleia Costa, Elsa Giugliani, Enilce Sally, Eunice Begot, Evangelia Atherino dos Santos, Fabíola Nejar, Leandro Meirelles Nunes, Maely Nunes, Marcus Renato de Carvalho, Maria Cristina Passos, Maria Inês Couto de Oliveira, Raquel Mezzavilla, Renata Monteiro, Rodrigo Pinheiro Vianna

MIL MÃES AMAMENTANDO

Flávia Bessa, Rosane Rito, Rosane Siqueira, Viviane Pacheco

PLATAFORMA DIGITAL E GERENCIAMENTO DO EVENTO ONLINE
Credenciando – Sistemas e apps para eventos
Gerente técnico – Hermínio Prieto


ACONTECEU…

ANAIS ENAM | ENACS ONLINE (2021)