DIRETRIZ DA OMS PARA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR (em inglês)

DIRETRIZ DA OMS PARA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS DE 6 A 23 MESES DE IDADE

OMS/WHO | 16/10/2023

A alimentação complementar, definida como o processo de fornecer alimentos além do leite quando o leite materno ou a fórmula de leite sozinha não são mais adequados para atender às necessidades nutricionais, geralmente começa aos 6 meses de idade e continua até os 23 meses de idade. Este é um período de desenvolvimento crucial em que é fundamental que as crianças aprendam a aceitar alimentos e bebidas saudáveis e estabeleçam padrões dietéticos a longo prazo. Além disso, coincide com o período de pico de risco de retardo no crescimento e deficiências nutricionais.


Diretriz da OMS para alimentação complementar de bebês e crianças pequenas de 6 a 23 meses de idade
(em inglês)

EQUIPE DA OMS
Comitê de Revisão de Diretrizes, Nutrição e Segurança Alimentar
EDITORES
Organização Mundial de Saúde
NÚMERO DE PÁGINAS
95
NÚMEROS DE REFERÊNCIA
ISBN:978-92-4-008186-4
DIREITO AUTORAL
CC BY-NC-SA 3.0 IGO DEED
Attribution – NonCommercial – ShareAlike 3.0 Intergovernmental Organization

OMS2023

Esta diretriz fornece recomendações normativas baseadas em evidências globais sobre a alimentação complementar de lactentes e crianças pequenas de 6 a 23 meses de idade que vivem em países de baixa, média e alta renda. Ela considera as necessidades tanto de crianças amamentadas quanto de crianças não amamentadas. A diretriz substitui as diretrizes anteriores sobre Princípios Orientadores para a Alimentação Complementar da Criança Amamentada e Princípios Orientadores para a Alimentação de Crianças Não Amamentadas de 6 a 24 meses de idade.

As recomendações nesta diretriz se destinam a um público amplo, incluindo formuladores de políticas, pessoal técnico e de programas em instituições governamentais e organizações envolvidas no planejamento, implementação e ampliação de programas de alimentação de lactentes e crianças pequenas. A diretriz também pode ser utilizada por cuidadores, profissionais de saúde, clínicos, instituições acadêmicas e de pesquisa, e instituições de treinamento.
(OMS/WHO – outubro 2023)

Texto original em inglês – tradução automática