LANÇAMENTO DO RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DA NBCAL 2022

Lançamento do Relatório de Monitoramento da NBCAL 2022!

IBFAN BRASIL | 22.08.2022

Neste Agosto Dourado, aproveitamos para compartilhar o

Relatório de Monitoramento da NBCAL realizado em 2022

Nós, da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – IBFAN, com mais de quatro décadas de atuação, temos o compromisso anual de monitorar o cumprimento da NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância). Fazemos isso para proteger o aleitamento materno de práticas abusivas ligadas ao marketing e à comercialização de produtos que prejudicam essa prática tão essencial.

O monitoramento nacional da NBCAL desempenha um papel crucial em identificar infrações e desafios que podem afetar a aplicação dessa lei vital. O relatório que compartilhamos aqui é o resultado do monitoramento feito em 2022, trazendo informações valiosas sobre o cenário atual.

Neste ano, o monitoramento destacou que 210 empresas diferentes estão descumprindo sistematicamente a NBCAL. Dessas, 189 notificações foram emitidas, mas apenas 12,8% tiveram alguma resposta. Medidas de sanção são necessárias para coibir essas práticas.

Uma das características do monitoramento 2022, foi o de ter levantado informações sobre como profissionais de saúde, em seus locais de trabalho tem atuado em temas relacionados a assistência a mulheres que amamentam e seus bebês. O conhecimento sobre a NBCAL ainda é algo a ser ampliado entre os profissionais, que podem ser identificadas pela presença de representantes das indústrias de produtos abrangidos pela NBCAL em serviços de saúde. Estratégias de divulgação da NBCAL devem ser incentivadas para que profissionais saibam identificar aspectos relacionados a conflitos de interesse.

Agradecemos aos membros da IBFAN que participaram do monitoramento e aos voluntários que contribuíram para tornar este projeto uma realidade.

🔗 Para todos os detalhes, acesse o Relatório

Juntos, DE OLHOS BEM ABERTOS PARA O MONITORAMENTO DA NBCAL!


IBFAN – Desde 1979 protegendo a amamentação!