LANÇAMENTO DA SÉRIE LANCET DE ALEITAMENTO MATERNO NO BRASIL

LANÇAMENTO DA SÉRIE LANCET DE ALEITAMENTO MATERNO NO BRASIL

“A IBFAN faz monitoramento todos os anos e a cada ano a gente descobre que a indústria continua burlando a NBCAL. Não adianta o Brasil ter uma das legislações mais avançadas do planeta se ela não é cumprida. A ANVISA é nossa parceira, mas não adianta fazer só monitoramento, pois enquanto ela não começar a fiscalizar e a sancionar, a NBCAL vai continuar sendo descumprida.”

Maria Inês Couto de Oliveira,
Coordenadora da IBFAN Brasil


A série Lancet de Aleitamento Materno foi lançada no Brasil em 31 de julho de 2023, como parte da programação da campanha nacional de incentivo do aleitamento materno do Ministério da Saúde. O evento ocorreu na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em Brasília e reuniu profissionais de saúde, pesquisadores, ativistas e autoridades governamentais para discutir e celebrar os avanços e desafios do aleitamento materno no país.

Uma das convidadas do evento foi a coordenadora da rede IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar) Brasil, Maria Inês Couto de Oliveira. Durante sua apresentação, ela enfatizou a importância da legislação brasileira que protege o aleitamento materno, conhecida como NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras), considerada uma das mais robustas do mundo. No entanto, ela também alertou sobre os contínuos abusos das empresas de fórmulas infantis e seu marketing predatório, que ainda não estão sendo devidamente sancionados conforme previsto na legislação.

Confira a participação de Maria Inês:


Outros membros da rede IBFAN também marcaram presença neste significativo evento. Confira alguns momentos registrados nas fotos abaixo.