O MARKETING DIGITAL DE PRODUTOS PARA ALIMENTAÇÃO INFANTIL ESTÁ FORA DE CONTROLE

O MARKETING DIGITAL DE PRODUTOS PARA ALIMENTAÇÃO INFANTIL ESTÁ FORA DE CONTROLE

IBFAN | 20.01.2024

Uma Resolução da OMS é urgentemente necessária para combater a desinformação e proteger a saúde.

O ano de 2024 é um ano de relatório na Assembleia Mundial de Saúde (AMS) sobre Nutrição Materna, Infantil e de Crianças Pequenas. Como parte disso, o Marketing Digital de substitutos do leite materno será discutido dentro da agenda “Populações mais saudáveis”. Em um contexto marcado por tantas emergências sérias causadas por conflitos e eventos climáticos em nosso dia-a-dia, é fácil esquecer a importância de proteger e apoiar as mulheres que desejam amamentar. Amamentar é uma questão de sobrevivência para tantos bebês, pois significa alimento, cuidado e apoio imunológico.

O marketing digital está se tornando rapidamente a principal fonte de exposição à promoção de produtos para alimentação infantil em todo o mundo. Em 2022, o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o marketing digital de substitutos do leite materno descreveu sua extensão e poder além das fronteiras entre países. Hoje está totalmente fora de controle, e pais e cuidadores por toda a parte são alvos de ‘influenciadores’ pagos e outros esquemas enganosos com informações que minam as recomendações de saúde da OMS e nacionais, desempoderando os pais.

Uma Resolução da AMS  apoiando o Guia da OMS sobre marketing digital de substitutos do leite materno enviará uma mensagem clara a todos os Estados Membros ou países representados na OMS de que há uma expectativa política de implementá-lo. A implementação deste Guia não terá custo algum para os governos, no entanto, a redução dos custos com a melhoria da saúde das crianças e redução na assistência  à saúde ao evitar doenças infantis beneficiará as economias nacionais e familiares.


É importante notar que o relatório do DG conclui o seguinte:

AÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA

32. Convida-se o Conselho a tomar nota do relatório e a fornecer as seguintes orientações ao Secretariado em relação às questões definidas abaixo.

  • Dado que o plano de implementação abrangente sobre a nutrição materna, infantil e infantil está a chegar ao fim em 2025, que próximos passos devem ser dados pelo Secretariado na preparação para este prazo e em apoio à consecução das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030, considerando tanto o plano de implementação e as metas formuladas?
  • No que diz respeito às orientações sobre medidas regulamentares destinadas a restringir a comercialização digital de substitutos do leite materno, como pode ser reforçada a adesão às orientações?

Alimentação Infantil em Emergências . A insegurança alimentar e a subnutrição são hoje uma realidade para demasiadas pessoas. Lembraremos aos decisores políticos a necessidade de apoiar e proteger as mulheres que desejam amamentar – uma prática resiliente que fornece alimentação, cuidados de criação, apoio imunitário e é uma tábua de salvação em emergências. Os planos de pré-preparação devem seguir as   Orientações Operacionais do IFE e incluir formação adequada, juntamente com salvaguardas de Interesse em Conflitos – não apenas para desastres, mas também para tempos “normais”.

Mensagens:   Apelaremos a salvaguardas para evitar  apelos   que promovam produtos fortificados ultraprocessados ​​como soluções mágicas, sem qualquer menção à amamentação e à importância dos alimentos biodiversos.

Comércio Global:   Pediremos às Nações Unidas e às agências humanitárias que utilizem a sua considerável influência diplomática no Codex e em todos os fóruns globais para uma  abordagem de Saúde Única  e que desafiem o sistema alimentar liderado pelas empresas que tem causado tantos danos ao ecossistema e à biodiversidade sustentável. alimentos.

Haverá também discussões sobre uma  resolução de participação social,  Mudanças Climáticas e muitas outras questões relacionadas.

Prazos para envio de Resoluções

Um novo calendário proposto para a apresentação de Resoluções causou alguma confusão entre os Estados-Membros, por isso pedimos aconselhamento jurídico à OMS.

Aqui está a  resposta do Dr. Armstrong , Diretor do Departamento de Órgãos Diretivos da OMS. Ele esclarece que “ as resoluções ou decisões deverão ser apresentadas pelo menos 15 dias antes da abertura da sessão e o mais tardar no encerramento do primeiro dia da sessão (22 de janeiro)…. No entanto, como sublinha abaixo, os Estados-Membros estão atualmente a passar por reformas formais e informais em relação à governação. Foi esta última que levou os Estados-Membros a acordarem entre si a introdução de prazos que lhes proporcionariam maior segurança em relação às questões que têm de enfrentar. Qualquer projeto de resolução recebido de natureza não urgente provavelmente não será bem recebido pelo conselho – no entanto, como mencionado acima, é direito legal de um Estado-Membro propor um.”

EB 153 (maio de 2023)  Modelo e cronograma recomendado para propor resoluções e decisões. CONSELHO EXECUTIVO EB153 (2) ……(b) que, se tais propostas perderem os prazos estabelecidos nesse cronograma, o Estado Membro proponente compartilhará a justificativa com todos os Estados-Membros, por e-mail, sobre a urgência de ter a sua proposta considerada no ciclo atual e as consequências de adiar a sua consideração até ao ciclo seguinte do órgão diretivo;

Cronograma  modelo para resoluções

Comunicado de imprensa da IBFAN, maio de 2022;   A Tailândia e o Bangladesh instam a OMS a assumir a liderança no comércio EB 152 2023 .  Isto inclui declarações de 45 países.

Membros do EB  em PDF.  Documento Básico da OMS 49ª Edição 2020   A regra 32 refere-se ao momento de apresentação das Resoluções:

Link do rastreador PHM  https://who-track.phmovement.org/index.php/

Artigos sobre marketing digital que podem ser úteis – alguns no PubMed   marketing digital substituto do leite materno – Resultados da pesquisa – PubMed (nih.gov)


[Tradução automática] Texto original em inglês:IBFAN


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