ORGANIZE-SE! JUNTE-SE A NÓS.
Qualquer pessoa ou grupo pode atuar como colaborador da rede IBFAN. Para ser membro da rede no Brasil é necessário:
- O compromisso de não receber qualquer benefício material ou pessoal de pessoa física ou jurídica produtora ou comercializadora de produtos para mães que amamentam, bebês e crianças de 0 a 3 anos, como leites, mamadeiras, bicos e chupetas; da indústria farmacêutica; de armamento; de bebidas alcoólicas; de tabaco; pesticidas químicos; que contratem mão de obra infantil, que utilizem trabalho escravo; que discriminem mulheres, minorias ou que violem os direitos humanos.
- O compromisso de participar dos monitoramentos periódicos realizados pela rede IBFAN Brasi;
- Ser capacitado em monitoramento da NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, bicos, chupetas e mamadeiras – Lei n. 11.265/2006) nos treinamentos organizados pela rede ou em conjunto com grupos, secretarias de saúde e/ou VISAS.
- Divulgar a NBCAL e Lei n. 11.265/2006 e esclarecer os profissionais de saúde sobre sua importância.
- Capacitar pessoas ou grupos para o monitoramento das estratégias de marketing que interferem negativamente na amamentação.
- Colaborar com o esforço internacional de implementação do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno.
- Promover e participar da Semana Mundial de Amamentação (SMAM) e de outros eventos públicos divulgando as políticas de proteção ao aleitamento materno.