Leite Longa Vida Nenê

Em 28 de fevereiro de 2008, a Indústria de Laticínios Marajoara do Norte, localizada no município de Nova Canaã do Norte, Mato Grosso, lançou o Leite Longa Vida Nenê, que está disponível em redes de supermercados de Cuiabá e no interior do estado.

Ocorre que esta marca está em desacordo com o item 4.10.4 da RDC ANVISA nº 222/2002, que diz:

4.10. É vedado nas embalagens e ou rótulos de leites fluídos, leite em pó, leites em pó modificados, leites de diversas espécies animais e produtos de origem vegetal de mesma finalidade:

4.10.4. Utilizar expressões ou denominações que tentam identificar o produto como apropriado para alimentação infantil, tais como as expressões “baby”, “primeiro crescimento” ou similares;

A IBFAN entrou em contato com o gerente da empresa. O mesmo informou que a escolha do nome do produto se deve ao fato de ser este (Nenê) o apelido do proprietário da “Marajoara do Norte” e alegou desconhecer a NBCAL, porém as frases de advertência também exigidas pela legislação estão presentes no produto. O gerente informou que irá discutir o assunto com outros profissionais da empresa para então se posicionarem a respeito.

Em atenção à denúncia encaminhada pela IBFAN a Equipe Técnica da Gerência de Qualificação Técnica em Segurança de Alimentos – ANVISA informou que tomarão as medidas legais pertinentes.