CONGRESSO GLOBAL SOBRE O CÓDIGO INTERNACIONAL

Congresso Global sobre Implementação do Código Internacional de Marketing de Substitutos do Leite Materno

20 a 22 de junho de 2023 – Sede da Organização Mundial da Saúde, Genebra, Suíça

Reconhecendo o papel central que a amamentação desempenha na saúde de mães e bebês e compreendendo o impacto que o marketing agressivo e inadequado de substitutos do leite materno, mamadeiras e bicos tem sobre as mães que amamentam, a Assembleia Mundial da Saúde (WHA) em 1981 adotou a Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno. Quarenta anos depois, as empresas continuam desrespeitando as disposições estabelecidas no Código, colocando os interesses comerciais acima da saúde infantil e da população. As resoluções subsequentes da WHA apelaram repetidamente aos governos nacionais para promulgar, monitorar e fazer cumprir as disposições do Código.

Embora a maioria dos países tenha promulgado pelo menos algumas disposições do Código nas leis e regulamentos nacionais, muitas vezes permanecem lacunas e lacunas na legislação, permitindo que as violações do Código persistam. A maioria dos países não possui sistemas ativos para monitorar práticas de marketing e identificar atividades ilegais. As disposições de aplicação são tipicamente fracas.

A OMS, UNICEF e organizações parceiras da sociedade civil desenvolveram uma variedade de ferramentas para defender a implementação do Código, entender melhor o Código, documentar a extensão do marketing de BMS, avaliar as leis atuais, desenvolver sistemas de monitoramento e fortalecer os mecanismos de aplicação.

Linguagem

Haverá tradução simultânea em inglês, francês, espanhol, árabe e russo para todas as sessões plenárias. As sessões temáticas serão conduzidas separadamente em cada um desses idiomas, mas sem interpretação.

Custos

Não há taxa de participação no Congresso. A OMS arcará com as despesas de logística, local, interpretação simultânea e lanches durante os intervalos. Espera-se que os delegados identifiquem fundos para viagens + diárias.

Os objetivos deste Congresso:

  • Aumentar o conhecimento e as habilidades dos atores nacionais sobre estratégias para acabar com o marketing antiético de substitutos do leite materno, mamadeiras e bicos
  • Desenvolver roteiros/planos de trabalho nacionais para fortalecer a legislação, monitoramento e aplicação do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno
  • Construir redes regionais para compartilhar informações e apoiar a ação nacional sobre o Código

Quem deve comparecer

  1. Delegações de países
    • Representantes do Ministério da Saúde, Departamentos de Nutrição, Saúde Materno-Infantil, Controle de Alimentos e Medicamentos e Assuntos Jurídicos
    • Representantes dos Ministérios do Comércio, Comunicações, Comércio
    • Parlamentares
    • Agências da ONU que apoiam o governo nas questões do Código
    • Organizações não governamentais que apoiam questões do Código
  2. Organizações da sociedade civil que trabalham com amamentação, proteção ao consumidor, direitos humanos
  3. Acadêmicos pesquisando marketing de substitutos do leite materno.

Fonte: Site WHO