GARANTIR POLÍTICAS PÚBLICAS FAVORÁVEIS À AMAMENTAÇÃO É ESSENCIAL

GARANTIR POLÍTICAS PÚBLICAS FAVORÁVEIS À AMAMENTAÇÃO É ESSENCIAL PARA O BEM-ESTAR DAS FAMÍLIAS E SEUS BEBÊS

Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, IDEC, IBFAN | 15.08.2023

#AgostoDourado2023 – Mulheres com empregos informais ou com relações precárias de trabalho enfrentam desafios únicos quando se trata de amamentação.

Nos últimos anos, muitas mães têm enfrentado a ameaça de perder seus meios de subsistência, tornando a conciliação entre trabalho e amamentação uma tarefa difícil e desgastante.

Essa preocupação é ainda mais séria quando consideramos que 37,8% das brasileiras estão em relações informais de trabalho (IBGE, 2022), com poucos ou nenhum direito relacionado à amamentação. Além disso, 6 de cada 10 lares comandados por mulheres convivem com a insegurança alimentar (VIGISAN, 2023).

Vamos nos unir para criar uma rede de apoio sólida, com políticas públicas que protejam e valorizem essas mulheres. Precisamos fortalecer políticas de auxílio e transferência de renda para mulheres com filhos até 6 anos, bem como criar e fortalecer políticas públicas que incentivem e adotem o conceito de parentalidade (melhor distribuição das tarefas domésticas), e incentivem e apoiem famílias no retorno ao mercado de trabalho após a licença-maternidade.

Garantir políticas públicas favoráveis à amamentação é essencial para o bem-estar das famílias e seus bebês.

Neste mês dedicado à amamentação, vamos reforçar a importância de apoiar todas as mães e famílias, especialmente aquelas que enfrentam desafios extras.

Junte-se a nós no #AgostoDourado