Desde que foi lançada pelo UNICEF e pela OMS em 1991-92, a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) tem crescido, contando com mais de 19.600 hospitais credenciados em mais de 152 países.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança tem servido como força motivadora para que as maternidades adotem políticas e práticas de apoio à amamentação.  A mudança, no entanto, pode ser difícil.

Os tomadores de decisão ou gestores sensibilizados podem ocupar um papel fundamental na criação de possibilidades de transformação, pois sabem como trabalhar com pessoal e orçamentos, e como dar início às mudanças institucionais. Este curso é breve, prático e foi desenvolvido principalmente para gestores de hospitais.

Objetivo:

Abordar tópicos específicos relevantes às necessidades da gestão, como políticas e procedimentos, custos e economia e como enfrentar as barreiras iniciais do processo de mudança.

Metodologia:

O curso é composto por oito sessões desenvolvidas por meio de palestras, discussões, trabalho em grupos pequenos e apresentações dos participantes. Cada sessão contribui com o resultado final: desenvolver um plano de ação para implementar os “Dez passos para o sucesso do aleitamento materno”.

Sessão 1: Situação da alimentação de lactentes no país.
Sessão 2: Benefícios da amamentação.
Sessão 3: A Iniciativa Hospital Amigo da Criança.
Sessão 4: As bases científicas dos “Dez passos para o sucesso do aleitamento materno”.
Sessão 5: O processo de credenciamento da IHAC.
Sessão 6: Custos e economias.
Sessão 7: Avaliação de políticas e práticas.
Sessão 8: Desenvolvendo planos de ação.

Publico Alvo: preferencialmente, gestores responsáveis por hospitais ou unidades de saúde que atendam mães e lactentes e suas equipes de trabalho.

Nº de participantes: 20 (podendo ser aumentado até 30)

Nº de Facilitadores: 3

Carga Horária: 16 horas (podendo ser adaptado para 8 a 12 horas, conforme o público).