Icict sedia seminário estadual sobre aleitamento materno e alimentação complementar

Pesquisadores, profissionais de saúde e ativistas que atuam na promoção do aleitamento materno e pela alimentação complementar saudável se preparam para realizar daqui a dois anos o 15º Encontro Nacional de Aleitamento Materno, o 5º Encontro Nacional de Alimentação Complementar, e ainda a 3ª Conferência Internacional de Aleitamento Materno (WBC).

Na esteira desses eventos, a comunidade científica já se mobiliza para pautar debates de interesse público acerca desses temas, a partir de demandas e questões apresentadas pelo estado do Rio de Janeiro. Na quarta-feira, 8 de novembro, o Icict recebe o I Seminário Estadual de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar, realizado em parceria com instituições de saúde e de pesquisa.

“Esse seminário será uma atividade de mobilização desses atores nacionais e locais em torno de uma pauta de sensibilização para esses eventos daqui a dois anos”, afirma um dos organizadores, Cristiano Boccolini, do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict). “Será um momento de reflexão sobre como está a situação do aleitamento materno e alimentação complementar no país e no estado do Rio de Janeiro, quais são nossas limitações, e em que áreas precisamos investir mais para que se avance numa agenda de saúde pública”, completa.

A programação inclui atores fundamentais na pesquisa, gestão e avaliação na área de amamentação, construída em parceria com profissionais do Icict, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Ministério da Saúde e a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN).

Pela manhã, o foco da programação serão as políticas, ações e perspectivas no campo do aleitamento materno. Na mesa ‘Experiências e desafios na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno’ participam palestrantes da esfera federal e estadual, da Rede Global de Bancos de Leite Humano, coordenada pela Fiocruz, da UFF, da USP e do IBFAN.

Na segunda sessão, o foco da discussão será a alimentação complementar saudável. A mesa ‘Experiências e desafios na promoção da alimentação complementar saudável’ irá tratar das políticas públicas visando o conjunto de alimentos que a criança passa a consumir a partir dos seis meses de idade além do leite materno.

“É uma discussão mais recente, com menos políticas e ações nas esferas estaduais e federal”, explica Boccolini. “Vamos discutir as bordas ou limites da alimentação complementar, pensando em ferramentas para empoderar a população na promoção de uma alimentação complementar saudável para as crianças”, complementa.

O debate toca pontos como o debate sobre o direito a uma alimentação adequada e também conflitos de interesse, o papel dos meios de comunicação para a informação e promoção da alimentação saudável.

O seminário tem vagas limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia pelo site http://eventos.icict.fiocruz.br

Também haverá transmissão simultânea, no canal da Videosaúde Distribuidora: www.youtube.com/videosaudefio

Confira, abaixo a programação completa:

I Seminário Estadual de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar
Data: 08/11/2017
Local: Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi da Biblioteca de Manguinhos – Icict/Fiocruz
Horário: 9h às 15h30

Programação
9h – Abertura e boas-vindas
Direção do Icict/Fiocruz

9h30 – Mesa Redonda
Experiências e desafios na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno
Coordenação: Dra. Maria Inês Couto de Oliveira (UFF)

Promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no Brasil: políticas nacionais
Representante do Ministério da Saúde

Bancos de Leite Humano
Dr. João Aprigio Guerra de Almeida (rBLH/Fiocruz)

A experiência do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno do RJ
Dra. Maria da Conceição Salomão (SES/RJ)

A trajetória do aleitamento materno na cidade do Rio de Janeiro
Dra. Rosane Valéria Viana Fonseca Rito (UFF)

Proteção do aleitamento materno: desafios atuais
Dra. Marina Ferreira Rea (USP e IBFAN)

12h – Almoço

13h – Mesa Redonda
Experiências e desafios na promoção da alimentação complementar saudável
Coordenação: Dr. Cristiano Siqueira Boccolini (Icict/Fiocruz)

Promoção da alimentação complementar saudável no Brasil: políticas nacionais
Representante do Ministério da Saúde

Habilidades culinárias e alimentação complementar saudável
Profª. Mariana Fernandes Brito de Oliveira (UFRJ-Macaé)

Direito Humano à alimentação adequada, ética e conflito de interesses
Dra. Patrícia Lima Pereira Peres (UERJ)

Alimentação complementar saudável: desafios atuais
Dra. Inês Rugani Ribeiro de Castro (UERJ)

15h30 – Encerramento